Atualmente as empresas adotam programas de qualidade para combater os desperdícios ocorridos durante a produção de um produto, cujo intuito é atender as necessidades e exigências dos clientes, porque hoje se tem muito claro em mente quem paga o salário de um ajudante até o do presidente de qualquer companhia é O CLIENTE!
Porém algumas empresas não se deram conta disto e não investem em programas de treinamento e reciclagem, ainda a velha forma de apagar incêndio prevalece, desta maneira a empresa deixa de ser competitiva.
O mesmo acontece com as instituições de ensino, independe de ser privado ou governamental, as particulares estão focadas no lucro do instituto enquanto as governamentais ficam emperradas pelo sistema burocrático.
As poucas empresas que hoje aplicam os programas da qualidade, por exemplo o seis sigma, consegue superar os tempos de crise.
Isto já foi comprovado no século passado pela presidente da General Eletric H, Welch.
Seis Sigma é uma estratégia gerencial de mudanças para acelerar o aprimoramento em processos, produtos e serviços. O termo "sigma" mede a capacidade do processo em trabalhar livre de falhas. Quando falamos em seis sigma, referimo-nos àredução na variação do resultado entregue aos clientes a uma taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% deperfeição. A abordagem Seis Sigma foi desenvolvida pela Motorola, na década de oitenta, com o objetivo dereduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados. O programa foi elaborado com o severo desafio do "desempenho livre de defeitos", e tinha como principais objetivos o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a redução de sucata. Empresas como a Navistar, AlliedSignal, GenCorp, ABB, Texas Instruments e General Electric vêm obtendo ganhos expressivos tanto de qualidade quanto financeiros, declaradamente relacionados com a adoção da "cultura Seis Sigma". Para a AlliedSignal proporcionou economias de US$ 175 milhões em umano.
A estimativa dos analistas de mercado norte americanos é de que, em quatro anos, as indústrias de transformação que não estiverem com um nível de qualidade Seis Sigma estarão sem capacidade competitiva.Trabalhar em Seis Sigma significa trabalhar em classe mundial. Colaboração Johann Montenegro - Engenheiro & Consultor