O cliente acaba sendo entubado, levando o que necessita mais o que não precisa.
Pessoas não são simples recursos empresariais. São sujeitos ativos, companheiros da atividade empresarial, colaboradores do negócio, fornecedores de inteligência e de conhecimento.
2 – TORNE O RH ESTRATÉGICO
Pensar somente em operação e burocracia é muito pouco. Transforme-se num setor estratégico de consultoria interna e de direcionamento de metas.
3 – COMPARTILHE A ADMINISTRAÇÃO
Descentralize, delegue e desmonopolize. Transfira decisões e ações para os gerentes, transformando-os em gestores de pessoas e de equipes.
4 - MUDE E INOVE INCESSANTEMENTE
Transforme-se no carro chefe das mudanças e da inovação dentro da empresa, com renovação cultural e da transformação da mentalidade que reina na organização.
5 – DIGNIFIQUE E ELEVE O TRABALHO
Substitua a obediência cega às regras e regulamentos pela colaboração espontânea. Troque penalidades e medidas de ação disciplinar por cooperação e negociação consensual.
6 – PROMOVA A FELICIDADE E SATISFAÇÃO
Desenvolva mecanismo e técnicas de motivação, com ênfase em metas e resultados e a melhoria da qualidade de Vida.
7 - RESPEITE A INDIVIDUALIDADE
Conte com a diferença. As práticas de RH, até então homogêneas, fixas, genéricas e padronizadas, precisam levar em consideração as diferenças individuais, incentivando a diversidade e permitindo que cada pessoa se realize dentro de suas próprias características de personalidade.
8 – ENRIQUEÇA CONTINUAMENTE O CAPITAL HUMANO
Enfatize a criação e agregação de valor com o desenvolvimento das pessoas, da gestão do conhecimento e do capital intelectual .
9 – PREPARE O FUTURO
Desenvolva atitude sistemática de inconformismo com as conquistas já alcançadas . Enfatize a contínua e ininterrupta preparação da empresa e das pessoas para o futuro, criando condições de competitividade necessárias para a atuação num mundo de negócios globalizado, competitivo, dinâmico e mutável.
10 – FOCALIZE A SINERGIA
Promova a concentração no core business da área, isto é, no tratamento com as pessoas, com uma nova organização do trabalho mais simples, enxuta e flexível, baseada em equipes de processos e não mais na tradicional departamentalização funcional.
Fonte: Um Código de Ética da Gestão de Pessoas , de Idalberto Chiavenato
Esta pergunta foi formulada aos alunos de uma faculdade no Brasil, para alunos de pós-graduação em Qualidade e Produtividade.
As respostas são surpreendentes pela sua precisão e sensibilidade, os dez mandamentos do capeta da qualidade.
São preceitos que você não deve seguir de forma alguma se quiser realmente que sua empresa seja bem sucedida.
1 - Procure culpados para cada erro
A filosofia da Qualidade Total ensina justamente o contrário, ou seja quando ocorre um problema não existem culpados e sim causas que devem ser descobertas e eliminadas para que não voltem a ocorrer. Na maioria dos processos a causa principal dos problemas é a falta de treinamento ou a falta de padronização. Daí a ênfase nos programas de treinamento contínuo de todos os funcionários e na padronização dos processos como forma de evitar que o mesmo erro ocorra pela mesma causa.
2 - Demita sem pensar duas vezes
Muitas empresas associam Programas de Qualidade com demissão de funcionários. Empresas mal gerenciadas, que durante muitos anos foram submetidas a maus tratos e abusos, não melhoraram da noite para o dia simplesmente diminuindo a folha de pagamento. em geral o problema é estrutural, baseado nos valores intrínsecos, nas intenções e na visão de futuro de seus dirigentes. Se tivessem sido bem administradas talvez não tivessem chegado a esta situação extrema, em que sua própria sobrevivência está ameaçada. A melhoria dos processos, a diminuição dos desperdícios e a procura de novos mercados e inovações são alternativas de melhoria de produtividade sem corte de pessoal .
3 - Pregue uma coisa e pratique outra
A incoerência entre aquilo que os gerentes dizem e o que fazem é veneno poderoso na destruição da credibilidade e do espírito de equipe. O mesmo se aplica ao tratamento diferenciado entre as pessoas segundo sua posição na hierarquia da empresa.
4 - Não surfe na onda da Qualidade : Ela é cara e passageira
Num contexto filosófico, pode se dizer que a qualidade sempre existiu, é intrínseca ao ser humano e explica a sua sobrevivência e autodesenvolvimento. O universo seria sua melhor manifestação. Durante toda a história da humanidade, a qualidade esteve sempre presente, aflorando sob diversas formas. Qualidade fornece uma base racional para a unificação de três áreas da cultura humana ora desvinculadas: a Religião, as Artes e a Ciência. Todas se originam na Qualidade. Não se deve, portanto, entender o Método da Qualidade Total como algo novo e passageiro, um tipo de modismo. Além do mais, muitos resultados podem ser obtidos com pouco ou nenhum investimento, através da melhoria dos processos.
5 - Não perca tempo com a Qualidade : Deixe isso para seus subordinados
Esta é a mais importante das causas do insucesso dos programas de Qualidade Total em qualquer organização : A falta de comprometimento da direção . Se o dono da empresa ( em todos os níveis gerenciais ) não acreditar e não se envolver diretamente no processo, dificilmente serão obtidos resultados importantes. Neste caso , os funcionários e gerentes facilitadores da qualidade devem mostrar aos seus superiores as vantagens e os benefícios do processo.
6 - Não gaste dinheiro com Treinamento
A melhor forma de iniciar um processo de qualidade é através do treinamento. O treinamento é o maior segredo da indústria japonesa, pois foi através dele que conseguiram o seu formidável crescimento. A utilização intensiva do treinamento torna-se cada vez mais imprescindível devido as mudanças impressionantes nas áreas de comunicação, informação, informática e a Internet. Além do Treinamento Empresarial, é indispensável a melhoria de Qualidade do ensino formal , em todos os níveis. Os métodos de ensino estão totalmente defasados da realidade e das necessidades da sociedade.
7 - Não se preocupe com seus clientes. Você vem em primeiro lugar
As empresas existem para satisfazer as necessidades das pessoas. Se o seu produto ou serviço não atende a esta premissa básica da Qualidade Total, sua empresa está em perigo. Daí a importância da busca constante para identificar os desejos do cliente e avaliar seu nível de satisfação.
8 - Não perca tempo e dinheiro controlando processos
O Controle Estatístico do Processo é sem dúvida um dos grandes segredos da qualidade garantida e previsível : o conhecimento profundo e detalhado do processo. A atuação durante o processo evita o controle ao final deste, quando nada mais pode ser feito para evitar as anomalias.
9 - Defina Metas Impossíveis e Sem a Participação da Equipe
Este é outro segredo da indústria japonesa, a tomada de decisão com a participação de toda a equipe. O termo Total, na expressão Qualidade Total, significa, a participação de todos. As metas atingíveis talvez seja o maior motivador para as pessoas participar da definição, acompanhamento e execução das metas desafiadoras.
10 - Fique à deriva: Vá apenas onde o vento te levar
A melhor maneira de avaliar melhorias é através da medição , quem não mede está à deriva. Portanto, devemos traduzir as características de qualidade em itens de controle, itens numéricos que deverão ser sempre medidos.